PATRIMÓNIO

A Assops-Associação de Passos de Silgueiros, em quarenta anos de vida muito trabalhosa e esforçada, construiu um património que consideramos notável, dados os condicionalismos locais.

No que respeita ao património edificado:

1.  Construiu um majestoso edifício de três pisos com uma área coberta de cerca de 1500 metros quadrados onde instalou os seus serviços relacionados com as suas atividades de natureza social.

2.  Comprou e reconstruiu com respeito pelo passado uma casa de habitação caraterística dos nossos meios rurais onde realiza diversas atividades sociais e culturais.

3.  Guarda para reconstrução e recuperação uma velha casa que lhe foi doada onde se encontra um velhinho lagar de azeite do século XVIII, com três prensas.

4.  Comprou um antigo barracão para arrumações que espera poder recuperar por forma a integrá-lo no espaço envolvente.

5.  “Construiu” um espaço amplo a partir de pequenas parcelas de terreno que uniu, uniformizou e tornou planas ao nível da mais elevada, construindo aquilo a que podemos chamar de muralha de pedra seca que encheu com toneladas e toneladas de aterro, criando assim um bonito terreiro para as mais diversas atividades da instituição e da comunidade local: festas, encontros, jogos, festivais – o Terreiro da Eira.

6.  Construiu, para uso da instituição, uma bonita capelinha dedicada ao Coração de Jesus.

No respeitante ao património imaterial, intangível, espiritual:

1.  Juntou, inventariou, estudou e protege de forma adequada milhares e milhares de peças que constituem o seu museu, o Museu de Silgueiros.

2.  Criou uma biblioteca especializada em etnografia e história local onde guarda:

a.  Cerca de 5 mil títulos, muitos deles de obras há muito esgotadas.

b.  Cerca de 200 dossiês temáticos constituídos por textos extraídos da leitura de jornais e revistas que disponibilizam material relevante para a temática a que nos dedicamos.

c.  Muitos milhares de fotografias antigas e recentes relacionadas com os assuntos que ocupam os nossos dias.

d.  Postais ilustrados antigos e recentes relacionados com a etnografia e o património local.

e.  CDs, vídeos, cassetes de áudio e vídeo também relacionados com as nossas preocupações culturais.

Galeria

Close Menu